O que é prótese dentária?

Uma prótese dentária ou prótese odontológica, muitas vezes referida com o termo popular de dentadura ou ainda de dentes postiços, tem como objetivo promover a reabilitação oral do paciente, normalmente com o intuito de compensar os dentes em falta, procurando deste modo devolver a estética, fonética e funcionalidade perdida.

 

Tipos de Prótese

Existe uma vasta panóplia de próteses dentárias, sendo que a seleção da melhor opção ou a escolha de uma ou de outra prótese pode ser influenciada por diversos fatores, critérios de fixação, número de dentes, extensão e tipos de materiais. Podemos classificar as próteses dentárias em:

  • Prótese Dentária Fixa

A prótese dentária fixa ou dentadura fixa tem como objetivo restaurar, parcialmente ou na totalidade, a coroa de um ou mais dentes ou mesmo compensar a sua ausência. As próteses dentárias fixas podem ser colocadas sobre os dentes naturais ou sobre implantes dentários (prótese sobre implante), não podendo ser removidas pelo paciente.

Podemos, então, agrupar as próteses dentárias fixas do seguinte modo:

Coroa Dentária
Pivot
Ponte

Prótese em Zircônia –  É uma cerâmica branca altamente resistente, que pode ser usada como estrutura de reforço em prótese sobre implante em porcelana pura ou metal-free. O zircônio substitui o metal normalmente utilizado nas coroas sobre implantes.

  • Prótese Dentária Removível

A prótese dentária removível ou referida, por vezes, de prótese dentária móvel ou amovível, tal como o nome sugere, é um tipo de prótese que permite ao paciente coloca-la ou retira-la da boca. São próteses apoiadas diretamente sobre a gengiva e, em determinado tipo de prótese, também pelos dentes remanescentes (prótese esquelética).

Alguns Cuidados

As próteses dentárias implicam alguns cuidados de forma a promover a sua manutenção e longevidade (tempo que dura a prótese). É normal acontecerem problemas relacionados com as próteses dentárias removíveis, principalmente nos primeiros dias de uso, como é o caso da dificuldade em inserir e retirar da boca, pelo que é aconselhável fazê-lo inicialmente frente a um espelho e manuseada com ambas as mãos.

Quanto ao desconforto, eventuais náuseas e aumento do fluxo salivar, são sintomas que tendem a desaparecer ao fim de alguns dias, consequência do natural tempo de adaptação ao novo “corpo estranho” presente na boca.