O que é Cirurgia Ortognática?

Trata-se de uma cirurgia funcional, e seu caráter não é estético, porém, ela “ganha” esse foco estético quando você coloca os maxilares no seu adequado posicionamento, fazendo com que a face do individuo mude, muitas vezes, radicalmente para melhor.  Esta cirurgia tem por objetivo corrigir o posicionamento dos ossos da mandíbula e maxilar.

Indicações

A cirurgia ortognática é indicada para pessoa que possuem uma desarmonia facial, que pode ser mais do que um problema estético. Geralmente, são resultado de um crescimento exagerado ou inadequado de algum dos ossos que envolvem a face, como mandíbula, maxilar, queixo (ou mento), nariz ou malar (a maçã do rosto).

Contraindicações

Em termos de contraindicação, como em qualquer outra cirurgia, é necessário checar sobre distúrbios sistêmicos que contraindicam uma anestesia geral.

Cuidados pós Cirurgia

A recuperação é indolor, mas o recomendado é que o paciente fique fora de suas atividades e trabalho por pelo menos 15 dias, sendo ideal três semanas. Na primeira semana de pós-operatório, o indivíduo irá se alimentar somente de líquidos, e então, gradativamente, inicia-se a alimentação com os alimentos pastosos.